Há 6 anos atrás, exatamente no dia 21/07/2008, o gênio Steve Jobs dizia sobre a importância da manutenção de um foco na realização de negócios e acredite, a mais famosa é dizer não para muitos empreendimentos de sucesso.

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você vai se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” (Steve Jobs – http://fortune.com/2008/07/21/power-point-focus-by-saying-no/)

Foco em resultado

Jobs preferia atrasar o lançamento de um produto se ele ainda não estivesse incrível aos seus olhos. Isso pode ser visto na adoção Gorilla Glass, o resistente vidro do iPhone 4 e também na atenção aos mínimos detalhes em tudo que fazia, fatores que tornou a Apple um símbolo do design nas últimas 3 décadas. Vemos então que existe a definição de um perfil.

Definição de perfil, o público alvo

definição do público alvo

Quando se defini um produto, ou seja, sua disposição, cores, seu detalhes(..), por consequência, defini-se assim o seu público cativo. Aqueles que em virtude da composição visual e as funcionalidades do produto serão satisfeitos, os quais chamamos então de público alvo.

Definir o público alvo é o mesmo que se perguntar: Quais os clientes que você deseja atender? Diante disso tudo vemos, que quem decide atender quem, é o empreendedor e não o cliente e isso facilita muito os negócios, pode acreditar.

Escolher o público-alvo significa:

  • ter condições de recebê-los muito melhor,
  • atendê-los dentro de suas necessidades e
  • oferecer toda a satisfação que eles tanto procuram.

Percebe como definir o público alvo torna tudo mais eficiente? Mais eficiência significa menor gasto de energia (energia no sentido amplo da palavra).

Quer ter sucesso? Mantenha o foco. Na dúvida da escolha de seu público alvo, balancei sua decisão entre os dois pilares abaixo:

  • a necessidade do cliente
  • disposições que a empresa possui

Cabalmente algumas demandas surgirão com a sua decisão do público alvo e dentro de suas condições estabeleça o plano de ações e as execute religiosamente.