Se sua empresa não aparece no Google maps, serviço atualmente conhecido como Google meu negócio? Então, literalmente sua empresa não esta no mapa e isso mostra que sua empresa necessita urgentemente de um plano estratégico de marketing digital.

Aparecer nos resultados das pesquisas do Google

Aparecer nos resultados das pesquisas do Google significa questão de sobrevivência para muitos tipos mercados.

As primeiras colocações do Google já é condição de sobrevivência para muitas empresas e ou produtos atualmente.

Inevitavelemente partimos para um mundo digital e para um ser humano cada dia mais conectado na internet, conectado principalmente via celulares smartphones, esses que, com seus aplicativos de GPS, levam qualquer um a qualquer lugar. Alias, qualquer lugar devidamente cadastrado nos mapas.

Um  planejamento estratégico, com um mínimo de chance de êxito

Nos dias de hoje, não seria de se assustar, deparamos com um caso em que um cliente a procura por determinado produto e ou serviço, dirigido pelo GPS de um celular smpartphone, venha a passar pela sua porta de sua empresa, mas em direção ao seu concorrente a 2 km à sua frente, isso porquê a empresa dele apareceu no Google maps (Google meu negócio) e a sua não.

Um  planejamento estratégico, com um mínimo de chance de êxito para qualquer empresa que queira sobreviver, tem o serviço de cadastro de empresa no Google Maps (Google meu negócio) como meta prioritária.

Tipos de buscas do Google

Só para relembrar, o Google possui vários tipos de buscas, dentre as principais estão:

  • busca Google por texto,
  • busca Google por endereços (Google maps ou Google meu negócio),
  • busca Google por imagens e etc

Formas de se cadastrar uma empresa no Google maps

O Google meu negócio é a forma de se cadastrar uma empresa no Google maps. Para que tal cadastro se efetive, ou seja, para sua empresa aparecer no Google Maps, o sistema do Google maps irá exigir várias confirmações, para que o cadastra passe pelo mínimo de lisura. Dentre essas confimações, duas se destacam:

  • a confirmação de seu telefone no Google meu negócio: que geralmente é feita pelo envio de um código de confirmação, que deve ser inserido no cadastro.
  • a confirmação do endereço de sua empresa no Google meu negócio: que é feita a partir de uma correspondência dirigida ao endereço do cadastro, que também carrega um código de confirmação.

Um bom planejamento estratégico de marketing

Sem as confirmações acima, seguramente, nenhum cadastro vingará. Um bom planejamento estratégico de marketing deve levar em consideração essa poderosa ferramenta. Veja que o Google meu negócio dá opções de se inserir vários dados de sua empresa no Google Maps, dados esses que poderão lhe render bons lucros, veja alguns:

  • Endereço completo,
  • Fotos da empresa,
  • Web site da empresa,
  • telefones de contato,
  • serviços prestados
  • produtos que se vende e etc.

Buscas locais

Buscas locais por empresas produtos e serviços

Com certeza você irá procurar um dia no Google por um determinado produto, serviço ou empresa, fazendo referência a alguma cidade, bairro ou rua. Isso é o que chamamos de buscas locais

Na imagem acima, pesquisamos por uma agência de publicidade em Três Pontas, o Google nos deu respostas primeiramente com um mapa, isso pois, o Google entende que, como citamos na pesquisa o nome da cidade de Três Pontas, então ele sub entende que queremos saber a localização geográfica daquilo que se procura.

O sucesso doquelo que chamamos de buscas locais está diretamente ligado ao cadastro de sua empresa no Google maps (Google meu negócio). Tal importância remete ao empresário, a necessidade de se contratar um profissional com conhecimento técnico para tal, se encaixando aqui as agências de publicidade com serviços de administração de redes sociais para empresas e ou administração de presença na web para empresas.